terça-feira, 15 de setembro de 2009

A vida no Planeta Mãe

O tema do MOPS para 2009-10 é "Juntas no Planeta Mãe" e baseia-se no livro Life on Planet Mom de Lisa T. Bergren (ainda não traduzido para o português). O livro oferece ideias práticas para melhorar os seis níveis de relacionamentos das mães: consigo mesmas, com cônjuge, amigos, família de origem, comunidade e Deus. Outros tópicos incluem conflitos, relacionamentos saudáveis, filhos etc.

Ontem vi uma mãe de primeira viagem tensa, com o olhar cansado e irritado... eu já estou na terceira viagem, mas me tocou a possibilidade de esta mãe estar com dificuldades para estabelecer vínculos com outras mães ou com pessoas fora de nosso "universo."

Você já parou um pouquinho para pensar que quando nos tornamos mães entramos em novo território com geografia própria, um território estrangeiro nunca antes visitado? Passamos pela Serra dos Sonhos, navegamos pelo Mar do Amor Materno, às vezes descemos pelo Rio de Lágrimas e Emoções, passamos pela Montanha de Fraldas, pelo Cabo da Noite sem Esperança, pela Ilha de Amigos sem Filhos, pela Floresta de Gracinhas e Caretas,  entramos no Balneário de Papinhas Novas, passamos pelo vale hospitalar, fazemos pouso forçado na pista de perguntas sem resposta.
Ah o planeta mãe... já não conseguimos mais imaginar a vida que tínhamos antes de ter filhos, é como se sempre tivessem existido. Eu gostava da calma que reinava em casa antes de ter filhos, mas hoje quando saem para a escola sinto falta dos passinhos no corredor , das mil vezes que ouço a palavra mãe por dia e das vozinhas entrelaçadas. E isso é tão normal para toda mãe.

O princípio de estarmos Juntas no Planeta Mãe é que Deus está conosco e fomos criadas para termos relacionamento com ele e com os outros. Fomos criadas para “viver a vida” juntas. O quanto mais nos unimos em comunidade, mais chances temos de dar frutos como mulheres e mães. É melhor agirmos juntas do que individualmente, e este é o motivo pelo qual a ênfase na liderança do MOPS é trabalhar juntas, num time. Esta vida juntas destaca-se no versículo tema para o ano, no qual Jesus promete: "Onde dois ou três estivrem reunidos... ali estou eu no meio deles." (Mateus 18.20)

O MOPS acredita nestes princípios, de comunidade, relacionamentos e aprendizado em conjunto, porque mães unidas fazem um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOPS EUA